Vet&Share

VETNEWS

Vacinação personalizada

Informações assessoria de imprensa, edição da redação

MSD Saúde Animal promove o conceito para fortalecer a adoção de práticas preventivas modernas e atuais pelos tutores e trazer um novo horizonte para o setor

A vacinação é ainda uma das melhores formas de prevenção de doenças e, isso, não é diferente no mundo animal. Entretanto, nesse mercado, existem dúvidas sobre o protocolo vacinal personalizado, que significa que cada pet deve receber as imunizações de acordo o seu histórico de sanidade e estilo de vida. No entanto, pouca gente sabe que essa medida é uma das mais modernas e essenciais para auxiliar na saúde e no bem-estar dos cães e gatos, o que influencia também nos humanos, e ainda agrega valor ao serviço do profissional.

De acordo com a médica-veterinária e gerente de produto pet da MSD Saúde Animal, Daniela Baccarin, esse conceito é uma tendência mundial que precisa ser abordado para quebrar paradigmas e abrir novos horizontes para o segmento. “A vacinação personalizada é um dos métodos mais atuais e ainda reconhecido pela World Small Animal Veterinary Association (WSAVA). Além de ser uma forma de proteger o animal de acordo com a sua necessidade, o conceito visa mais qualidade de vida e proteção do cão e da família. É por isso que a linha NOBIVAC vai ao encontro com o protocolo, que traz também ao profissional o reconhecimento de estar sempre alinhado com as últimas atualizações do mercado”, explica.

Em média, as clínicas veterinárias aplicam, durante a vida do animal, diversas vacinas, como gripe canina, raiva canina e leishmaniose, que fazem parte do faturamento. Segundo o Instituto Pet Brasil (IPB), o ramo fechou 2020 com crescimento em torno de 13%, atingindo a casa dos R$ 135 bilhões, puxado por pet food e produtos veterinários – incluindo também as imunizações. “Trabalhar com um protocolo personalizado é vacinar com os antígenos recomendados de acordo com o perfil do animal. Além disso, apostar nessa medida preventiva, que vem ficando conhecida e praticada pelos tutores de cães e gatos, é a melhor maneira para ganhar ainda mais espaço no ramo”, ressalta Daniela.

É essencial que esse tema seja abordado no ciclo veterinário, pois semelhante aos outros segmentos, essa área também está se transformando e requer desenvolvimento e competitividade. E, assim como diversos aspectos da vida, a única forma de enxergar novas oportunidades é por meio da sinergia de informações e conhecimento. Por isso, a MSD Saúde Animal tem investido nisso por meio de diferentes ações, como o Programa Nobivac Sob Medida, palestras online para todo o país com profissionais renomados; patrocínio do Grupo de Diretrizes de Vacinação da WSAVA (VGG) desde a sua criação e apoio de longa data do Comitê de Formação Contínua (CEC).