Vet&Share

EDITORIAL

Setembro amarelo: campanha o ano todo

Por Alessandra Mussolini e Mariana Vilela

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente, desde 2014, o Setembro Amarelo. A campanha acontece durante todo o ano, mas é o dia 10 deste mês, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

De acordo com o site Setembro Amarelo: “são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias”.

Na medicina veterinária há cada vez mais casos e notícias de pessoas com síndromes de esgotamento profissional e tentativas de suicídio. É um assunto delicado, mas que precisa ser visto com atenção.

No site setembroamarelo.com há informações de como reconhecer sinais de alerta em uma pessoa que possa estar precisando de ajuda e o que fazer nesses casos. Divulgue a campanha que acontece o ano todo! Ajude a salvar vidas!

Boa leitura!