Vet&Share

VET NEWS

Profissão veterinário: cuidado aos animais que reflete no bem-estar das pessoas

Informações da assessoria de imprensa, edição da redação

Conceito de Saúde Única, ampliação do mercado de atuação e aprendizagem contínua impulsionam novos oportunidades para a profissão

Os médicos-veterinários têm sido cada vez mais essenciais na vida, não só dos animais, mas também das pessoas. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil tem em média 141 milhões de animais, incluindo cães e gatos. Imagina a responsabilidade e a importância que esses profissionais possuem? Não à toa que o veterinário tem um dia especial de comemoração, dia 9 de setembro.

A medicina veterinária é a profissão que reflete não apenas na saúde e bem-estar dos animais, mas diretamente e indiretamente, também na vida das pessoas. E isso teve um reflexo ainda maior durante a pandemia em que a conexão emocional cresceu e os cuidados com a saúde dos nossos pets ficaram ainda mais em evidência. A aproximação e maior convivência com eles foram fundamentais para suprir a falta de contato físico e nos apoiar em momentos difíceis, e isso nos permitiu prestar mais atenção aos nossos cães e gatos, cuidando mais da sanidade e proporcionando uma melhor qualidade de vida a eles e, consequentemente, a nós.

“Não tenho dúvidas sobre a importância da minha profissão e sou muito feliz em poder contribuir com o papel que o médico-veterinário tem na sociedade. Trabalhar por uma causa nobre, que envolve todo o ecossistema, é o que me motiva”, diz Gustavo Moraes, médico-veterinário e diretor da unidade pet da MSD Saúde Animal.

Saúde Única
Quando abordamos o conceito de saúde dos animais diretamente associado a saúde humana e ambiental, estamos refletindo o conceito de Saúde Única, que tem sido bastante abordado nos últimos tempos já que se torna um olhar importante para prevenir e combater diversas doenças por meio dessa visão integrada, garantindo melhores níveis de saúde à sociedade. Diante desse contexto, o médico-veterinário tem mais um importante papel diretamente ligado a saúde pública. Além da atuação na cadeia de animais de produção garantindo produções cada vez mais sustentáveis e focadas no bem-estar animal, o veterinário exerce importante papel no combate a diversas zoonoses que acometem os animais e que são transmissíveis aos humanos.

Ampliação da atuação
Mais do que a imagem do médico-veterinário como um profissional de jaleco branco na clínica veterinária ou botina no campo, o profissional atual está diversificando as áreas, como Saúde Pública, área de Produção e Inspeção de Alimentos de Origem Animal, Fauna Selvagem, Biologia Molecular e também tecnologia e análise de dados. Isso porque o setor tem se reinventado e proporcionado novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. O Gustavo Moraes, por exemplo, que está há 27 anos na área, é um profissional que atua indiretamente com os cães e gatos, fora do atendimento em clínicas, não deixa nunca de lado o propósito de cuidar da saúde e bem-estar dos animais.

“Me formei em medicina veterinária e atuei em diversos setores como veterinário promotor técnico, vendedor e regional. Entrei na MSD Saúde Animal em 2005 e, atualmente, sou responsável pela área comercial, gestão de negócios e principalmente, pelo desenvolvimento de pessoas. Apesar de não estar em uma clínica, tenho um papel muito importante de levar soluções e produtos que promovam saúde, bem-estar e qualidade de vida aos nossos amigos de quatro patas e sua família humana”, conta o médico-veterinário.

Valorização e investimento no profissional
Mas não é só no dia 9 de setembro que esses profissionais merecem destaque e valorização. A MSD Saúde Animal acredita que a melhor maneira de incentivar e colaborar com a profissão é por meio do conhecimento contínuo, pois só assim é possível agregar inovação e ter mudança de mind set para o mercado, que, consequentemente, auxilia no desenvolvimento da profissão.

Diversas iniciativas da companhia são realizadas para profissionais internos, externos e parceiros, desde o início da carreira até as posições de liderança, a fim de encaminhá-los para uma jornada de desenvolvimento constante que, inclusive, faz parte dos pilares corporativos da empresa. A MSD Saúde Animal disponibiliza, por exemplo, o Programa de Residência, que tem como objetivo promover desenvolvimento e formação profissional de recém-formados, e o MBA Executivo em Liderança e Desenvolvimento do Potencial Humano, antes oferecido apenas internamente e nesse ano aberto ao mercado. Iniciativas como essa são parte da Universidade MSD (UMSD) e fazem a diferença para esses profissionais que buscam conteúdo personalizados não somente de formação técnica, mas também de soft skills, auxiliando no desenvolvimento de novas competências que irão ampliar, ainda mais, a oportunidades.

Além disso, a companhia dedica-se a desenvolver serviços exclusivos e diferenciados que auxiliam na rotina dos médicos-veterinário, como o AMAVET e Garantia Bravecto. O AMAVET possibilita a troca de pontos concedidos pela compra de produtos Bravecto, Nobivac e da linha farma por equipamentos de última geração, que vão desde lupa de pala, aparelho de raio x, analisadores hematológicos e de eletrólitos. A iniciativa é conhecida por muitos veterinários e disponibiliza o melhor em tecnologia e inovação para tratamentos, apoiando o profissional no retorno financeiro, agregando valor ao negócio e incrementando equipamento de tecnologia na sua rotina, que gera experiência e percepção completa aos tutores. Já o Garantia Bravecto, que faz parte do Clube de Vantagens Bravecto, oferece suporte financeiro para cobrir eventuais custos de seus clientes com consultas, exames diagnósticos e tratamento, em caso de doenças transmitidas por pulgas e carrapatos aos animais de companhia após 21 dias da administração do produto. Essa é a primeira vez que um produto antiparasitário concede um benefício assim para o setor.

Importante citar o MSD Internacional Congress, que nesse ano chega a sua terceira edição e acontece em outubro. O evento tem a finalidade de ajudar o veterinário no seu dia a dia e não só sobre doenças, mas, também, em comportamento, psicologia e em como atender os clientes na clínica.

Com isso, Gustavo deixa uma dica valiosa para comemorar o dia do Médico-Veterinário da melhor forma: aposte em conhecimento e trabalhe pelo propósito de melhorar a vida das pessoas e a saúde e o bem-estar dos animais.