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Como me distanciar dos meus concorrentes no Instagram?

Vamos começar nosso conteúdo fazendo uma correlação sobre a disseminada estratégia do livro “A Estratégia do Oceano Azul”, lançado em 2005 por Renée Mauborgne e W. Chan Kim. Essa estratégia defende que você deve buscar o mercado da diferenciação.

É comum chegar até nós alguns questionamentos de colegas querendo fazer páginas nas redes sociais dos seus estabelecimentos. Dentre várias perguntas que fazemos, a de maior peso certamente está em entender qual o seu maior diferencial em relação ao seu mercado regional ou local. Quando esses diferenciais não são identificados é provável que as ideias e estratégias ainda não estejam bem direcionadas para a diferenciação.

Nas redes há muita gente agindo dentro das estratégias que chamamos de “oceano vermelho” (onde os tubarões lutam e mancham o mar de sangue), fazendo mais do mesmo, copiando conteúdos, publicando conteúdos que se não conectam com os seguidores; fazendo sempre algo similar ao que já existe no mercado. Existe constante competição na atenção entre essas pessoas. No oceano vermelho você tem um cenário de prejuízos, de markup irreais e disputas por preços.

Como você pode fazer diferente pela sua empresa e por sua prestação de serviço? Essa resposta faz com que você se diferencie dos demais não só por um logotipo bonito ou a quantidade de postagens e propagandas feitas, mas sim, por suas estratégias empresariais que visam dominar as necessidades e desejos latentes do seu consumidor e a sua área de atuação.

 

O QUE VOCÊ PODE FAZER QUE O MERCADO NÃO ESTÁ FAZENDO?

As pessoas que conseguem sair dessa jornada de competição através da diferenciação entram no “oceano azul”. O concorrente que está atuando com essas estratégias passa a ser ele mesmo e cresce através dos conteúdos entregues com valor, para que o cliente sinta o que é ser atendido pelo compromisso da sua marca.

 

POR QUE TROUXEMOS A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL PARA VOCÊ?

Para você perceber que só consegue conquistar a referência que tanto deseja com seu Instagram entregando conteúdos únicos e descomplicados. Não adianta você sair copiando outras páginas ou postar conteúdo sem valor. Se você entrega valor ao seu público, você cresce exponencialmente. Assim, você passa a ter uma grande oportunidade de receber inputs dos seus seguidores e transformá-los. Tendo como resultado a criação de produtos ou serviços que serão outputs únicos para você conseguir resultados e ter sucesso nas estratégias do oceano azul e se distanciar da competição por resultados no oceano vermelho.

Se você segue várias pessoas e empresas de sucesso do nosso mercado, reflita em ter inspiração nos exemplos positivos e transforme-os com o seu olhar. Deixe seus conteúdos únicos e com sua identidade. Encontre seu oceano azul.

MARCO ANTÔNIO GIOSO
Médico-Veterinário e Cirurgião Dentista pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Livre docente da Faculdade Medicina Veterinária e Zootecnia – FMVZ/USP
@marco_gioso

KARINA LACERDA
Médica-veterinária, consultora em marketing veterinário