Vet&Share

EDITORIAL

A importância de um ambiente emocionalmente saudável

Por Alessandra Mussolini e Mariana Vilela

Cultivar um local de trabalho saudável do ponto de vista psicológico é cada vez mais um desafio em qualquer área.

No mercado veterinário não é diferente. A saúde psicológica e a segurança de todos os funcionários devem ser tão importantes, quanto a produtividade da equipe. Esse tipo de assunto ficou ainda mais em evidência com a chegada da pandemia, que fez o mundo inteiro parar e mudar a rotina.

E no seu local de trabalho, na sua empresa, quantas vezes o tema saúde emocional é abordado ou discutido?

Segundo última pesquisa da Isma-BR (Realizada antes mesmo da pandemia), entidade representante brasileira da International Stress Management Association, organização sem fins lucrativos dedicada ao tema, nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade, do grau mais leve ao incapacitante. Metade (47%) sofre de algum nível de depressão, recorrente em 14% dos casos.
Cenário que, consequentemente, interfere diretamente nos resultados de uma empresa, de um negócio. Por isso, é muito importante investir em ações que possam ajudar a promover um ambiente saudável emocionalmente para todos os colaboradores.

Nas próximas edições traremos mais sobre esse assunto e como investir em ações para contribuir com a saúde emocional da equipe.

Boa leitura!