Vet&Share

Nutrição – Informe Royal Canin 

A importância das vitaminas para a saúde da pele e pelagem

Por Larissa de Lucca Druwe Lima

Uma condição básica para uma vida saudável é uma alimentação saudável. Um alimento balanceado contribui para a manutenção da saúde de gatos e cães e pode ajudá-los a se recuperar de alguma doença ou distúrbio. Neste texto abordaremos sobre a importância das principais vitaminas para auxiliar na manutenção da pele e pelagem saudáveis.

Vitamina A
A vitamina A está envolvida na regulação do crescimento e diferenciação celular. É essencial para a manutenção da integridade de todo tecido epitelial e é particularmente importante no processo de queratinização das células epidérmicas. Os gatos são incapazes de converter o ß-caroteno das plantas em vitamina A e, portanto, precisam receber vitamina A pré-formada. A deficiência de vitamina A no é ilustrada por uma pelagem deficiente e alopecia.

Biotina
A vitamina H (biotina) é essencial para a integridade da pele. São funções da biotina: Manter a saúde e beleza da pele e da pelagem; atuar na degradação de glicose, ácidos graxos e determinados aminoácidos no corpo, além de ser essencial para a produção de certos aminoácidos. A falta de biotina pode causar problemas de pele e pelagem. É uma das vitaminas mais ativas para obter uma pelagem brilhante e uma pele saudável. A deficiência pode levar à queda de pelo.

Vitamina E
A vitamina E é armazenada nos tecidos adiposos, no fígado e nos músculos. A vitamina E é um antioxidante biológico que protege as células dos efeitos de radicais livres e, juntamente com o selênio, é importante na manutenção da estabilidade da membrana celular. A deficiência de vitamina E pode causar distúrbios, incluindo inflamação e necrose dos tecidos adiposos, alterações dos músculos e degeneração do sistema nervoso.

Vitaminas do complexo B
As vitaminas do complexo B atuam como enzimas em várias funções metabólicas, em particular elas estão envolvidas no metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos. As deficiências de vitaminas do complexo B nos animais podem causar queda de pelo e defeitos de queratinização, além de deficiências de ácido pantotênico (vitamina B5), piridoxina (vitamina B6), riboflavina (vitamina B2) e niacina (vitamina B3).

A vitamina B2 contribui para a produção de energia a partir da gordura, a degradação de aminoácidos e a função das mitocôndrias. Também contribui para a qualidade da pele e da pelagem do animal. O ácido pantotênico é um dos componentes da coenzima A e, juntamente com a vitamina B3 (niacina), o ácido pantotênico reforça a função da barreira cutânea, contribuindo positivamente para a saúde da pele e da pelagem.
A niacina (B3) é um dos componentes de uma coenzima necessária para muitos processos no corpo. Além disso, a niacina contribui para a resistência da pele e das mucosas, juntamente com o ácido pantotênico (vitamina B5). A deficiência de niacina pode causar distúrbios cutâneos, anorexia e diarreia.

A vitamina B6 está presente em vários alimentos, como levedura, gérmen de trigo e carnes. Essa vitamina desempenha diversos papéis em processos metabólicos, particularmente na síntese e degradação de aminoácidos. Também atua como uma coenzima em muitos sistemas enzimáticos. A deficiência desta vitamina na alimentação pode se manifestar como alterações cutâneas, nervosas e sanguíneas.

Larissa de Lucca Druwe Lima
Médica-veterinária – Comunicação Científica- Royal Canin Brasil

Referências bibliográficas

  • KIRBY, N. A., HESTER, S. L. & BAUER, J. E. 2007. Dietary fats and the skin and coat of dogs. J Am Vet Med Assoc, 230, 1641-4.

  • OLIVRY, T., DEBOER, D. J., FAVROT, C., JACKSON, H. A., MUELLER, R. S., NUTTALL, T., PRELAUD, P. & INTERNATIONAL TASK FORCE ON CANINE ATOPIC, D. 2010. Treatment of canine atopic dermatitis: 2010 clinical practice guidelines from the International Task Force on Canine Atopic Dermatitis. Vet Dermatol, 21, 233-48.

  • Royal Canin. Guia de nutrição básica em Medicina Veterinária. 2020

  • SCOTT, D. W., MILLER, W. H. & GRIFFIN, C. E. 2001. Muller & Kirk’s Small animal dermatology, Philadelphia, Saunders.

  • WATSON, A. L., FRAY, T. R., BAILEY, J., BAKER, C. B., BEYER, S. A. & MARKWELL, P. J. 2006. Dietary constituents are able to play a beneficial role in canine epidermal barrier function. Exp Dermatol, 15, 74-81.